quinta-feira, 3 de abril de 2008

Filosofando III – Sobre o super-homem (Übermensch) de Nietzsche

Friedrich Nietzsche (1844–1900) teve sua existência marcada por paradoxos, sendo o básico a dissociação entre sua vida concreta (era enfermo, dependente) e seus escritos, nos quais exalta a valorização radical do homem, e a não conciliação com os valores tradicionais. Daí advém seu Übermensch (mensch – ser humano – gênero neutro) que literalmente significa sobre-humano.

A filosofia de Nietzsche é audaciosa. O que importa é a transmutação dos valores. Enfatiza a busca da singularidade do homem, diferença que o torna único ante os demais, e a inclinação para o poder que é a força motriz de todas as coisas. Mas poder não significa força bruta ou dominação sobre outros, é antes puro destemor.

Acima do bem e do mal, esse homem idealizado por Nietzsche é um homem-mais, que se posiciona contra todo o estabelecido, que corre ao encontro de seu destino trágico e busca afirmativo seu existir, seu devir.

Zaratustra é o personagem que prega esse homem ideal. Um profeta Persa do século VI a.C., que atua como máscara profética de Nietzsche. Para Zaratustra todos somos super-homens potenciais que, armados com coragem e vontade, vencemos nossos maiores obstáculos que são o medo e o hábito.

“E Zaratustra assim falou ao povo:
‘Eu lhes anuncio o super-homem!’
O super-homem é o bom-senso da terra. Digam suas vontades: seja o super-homem a razão da terra...
................................................................
O homem é corda distendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo; travessia perigosa, temerário caminhar, perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.
A grandeza do homem é ser ele uma ponte, e não uma meta; o que se pode amar no homem é ser ele uma passagem e um termo.
Amo apenas aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque esses são os que atravessam de um lado para outro...
................................................................
Amo os que deixam de procurar por detrás das estrelas um motivo para morrer e oferecer-se em sacrifício, porém se sacrificam pela terra, a fim de que a terra um dia pertença ao super-homem”.

Nenhum comentário: