terça-feira, 20 de abril de 2010

O que é mito?

O mito é uma forma de narrativa, na qual a sociedade imprime suas inquietações, reflete seus paradoxos, indica seus caminhos.
Os mitos são representações que expressam numa linguagem singular as contradições das relações existenciais. Ele nos fornece um modelo lógico para equacionar nossas contradições.
O mito faz parte da língua. É conhecido pela palavra, pelo discurso.
Por isto o universo mítico está presente na linguagem e além dela. Seu conteúdo é o relato, a história contada; diz respeito a acontecimentos passados, mas forma uma estrutura permanente que lhe permite ultrapassar o tempo.
O mito tem também um sentido histórico na medida em que pode estar situado num tempo determinado e serve para levantar questões sobre as relações sociais. Porém ele transcende a história na medida em que permanece vivo.
Ao contrário da poesia que dificilmente se presta a traduções, o mito preserva o valor do conteúdo do relato em qualquer referência lingüística.
Então podemos dizer que o mito é uma fala. Contudo de uma ordem específica porque comporta uma mensagem, funcionando como um sistema de comunicação, uma forma de significação, mas que não se define pelo objeto da sua mensagem, e sim pela forma como a enuncia.
Pode apresentar-se sob diversas formas não orais que servem de suporte a sua estrutura. Como a imagem, por exemplo, que é imperativa quando comparada com a escrita; impõe a significação de uma só vez sem necessidade de análise.

Nenhum comentário: