segunda-feira, 17 de maio de 2010

Duplicidade do mito

O mito é um sistema que apresenta perpétua duplicidade. O seu ponto de partida coincide com o ponto onde termina um sentido.
Essa característica, inerente ao mito, é aquilo que o capacita a encarnar o jogo. Onipresença que se reproduz como um álibi.
Também no álibi, há um lugar pleno e um lugar vazio, que permanecem ligados por uma relação de identidade negativa (não estou onde vocês pensam que estou, estou onde vocês pensam que não estou).
O mito se presta a ser um eterno álibi: o sentido existe para apresentar a forma; a forma existe para disfarçar o sentido.
Seguindo a compreensão de Barthes, a regra desse jogo se esclarece pela decifração do mito, quando se estanca o fluxo contraditório e dinâmico entre forma vazia e presente; sentido pleno e ausente, para se poder centralizar a atenção em cada um deles separadamente, encarando-os como objetos distintos.
Sabe-se, de antemão, que o discurso mítico guarda sempre uma intencionalidade e uma literalidade, características de seu jogar ambíguo.
A intenção petrificada, purificada, eternizada, está pronta para permanecer congelada, ausente, na literalidade.
O formato vazio da literalidade nos leva a uma constatação que faz passar, meio transparente no discurso, uma notificação imperativa.
A força da interpelação mítica está contida na morte da história. É a suspensão das circunstâncias, dos detalhes, das particularidades, que dota a fala de uma generalidade a-histórica.
Ao contrário do princípio lingüístico, no qual o signo é arbitrário, a significação do mito é sempre motivada. Sua intenção aparenta uma utilidade natural e necessária.

Nenhum comentário: