quinta-feira, 13 de março de 2008

Diferenças entre Psiquatria, Psicologia e Psicanálise

Há muita confusão entre estes campos, e com razão, porque nos consultórios psicanalistas, psicólogos e psiquiatras são procurados para atender a queixas semelhantes.
A psiquiatria é uma especialidade da medicina. Seu interesse é tratar, com medicamentos, doenças que afetam os estados de consciência. Ela diferencia os transtornos que perturbam à consciência, cujos fenômenos sâo: a percepção, a atenção, o pensamento, a memória, a inteligência, etc. A psiquiatria se apóia na psicopatologia, que é seu campo de investigação teórica. Esta classifica os transtornos, criando tipologias através das quais descreve os sintomas. O que permite ao médico reconhecê-los nas queicas de seus pacientes. A famacologia pesquisa e gera um mercado que aparelha o psiquiatra com remédios que ele prescreve. A esquizofrenia, por exemplo, exige rigoroso controle através de medicamentos, por apresentar sintomas que afetam intensamente a consciência, como as alucinações e os delírios, os quais alteram o comportamento e elevam incrivelmente o sofrimento do paciente.
A psicologia, em sua generalidade, é definida como a ciência do comportamento humano. Seu objetivo é estabelecer os parâmetros do comportamento normal. Para atingi-lo, utiliza diferentes instrumentos como a observação, testes e medidas com o auxílio da estatística para delimitar comportamentos e seus desvios padrão. Percepção, emoção, vontade, motivação são temas muito pesquisados. É imensa sua aplicação, como grande a quantidade de teorias que fundamentam suas práticas. Seu campo de atuação abrange todo tipo de atividade humana. O psicólogo atua no hospital, na escola, na prisão, no esporte, na propaganda, etc. Na empresa, por exemplo, o psicólogo trabalha na área de recursos humanos com recrutamento, seleção e treinamento. Aplica testes, dinâmicas de grupo, faz entrevistas, e seleciona candidatos que atendam ao perfil dos cargos disponíveis. No treinamento, preocupa-se com o nível de motivação, e realiza dinâmicas que fortaleçam o espírito de equipe visando atingir os objetivos institucionais.
Já a psicanálise, investiga como funciona o psiquismo do homem, ou seja, como cada um é afetado pelos afetos. Ela se interessa pelo sofrimento psíquico e não trabalha com remédios, mas sim com a fala do paciente para ele dizer seus sofrimentos, suas angústias, seus sintomas. Porque a psicanálise entende que o sintoma do homem é a forma que ele encontrou para existir num mundo complexo e angustiante. Ela não se interessa pelos fenômenos da consciência. Estuda as formas de manifestação do inconsciente, que se faz presente na linguagem, por exemplo, através de atos falhos que revelam outro interesse, cujo nome é desejo. O que importa é que o homem viva em consonância com seus desejos. Mas é muito importante saber que não é sempre que os desejos são viáveis e nem mesmo desejável que se realizem, quando se tem em mente o bem estar. Nem todo desejo é bom. O que a psicanálise defende é o desejo de desejar. A busca infindável. Porque o fim do desejar significa a morte psíquica, e pode mesmo levar à morte física do homem.
Na próxima postagem vou editar um pequeno extrato de um trabalho que escrevi na década de 80, quando desenvolvi uma pesquisa, na verdade um trabalho de escuta, no interior da penitenciária de mulheres Talavera Bruce.

Nenhum comentário: